quarta-feira, 3 de junho de 2015

Acima de tudo desfrutar

É certo e sabido que quanto mais corro mais quero correr.
É certo e sabido que gosto mais de correr no monte do que na estrada.
Na estrada é fácil, o piso é certo, as passadas são certas, no monte é inconstante, dá mais gozo.

Na estrada estamos sempre condicionados ao barulho e ao fumo dos carros, nem se respira em condições. De quando em vez são outros cheiros que se vão sentindo, ora de um churrasco, ora de uma sardinhada, ora de uma cebola queimada entretanto esquecida num refogado. Para não falar no cheiro do estrume quando passo nos campos e o cheiro vindo dos contentores de lixo. Quando vou à marginal há o cheiro da maresia. Esse sim, eu gosto. 

Correr no monte traz outros benefícios. Barulho, só o do canto dos pássaros, o das nossas passadas e o da minha respiração que afasta qualquer bicharada que por perto se encontre! Cheiros, são os melhores. O cheiro da natureza, o cheiro dos pinheiros, o cheiro dos eucaliptos que nos enche os pulmões de ar puro. E os trilhos. Há trilhos lindíssimos no monte, quanto mais selvagens mais bonitos são, embora alguns já estejam a precisar de alguma limpeza o que é sempre de lamentar quando não é feita. 

Ontem fiz 12 kms sempre no monte. Nos primeiro 5kms ainda não consigo controlar a respiração e por isso sejam subidas ou descidas é sempre difícil. Passada esta barreira, podem vir subidas, descidas, pedras, rochas, raízes, o que for, está tudo ok e ataco-lhes com garra. O pior vem ao fim de 11 kms, já com o coração na boca, ainda ter que subir o monte de forma íngreme. Mas vale sempre a pena quando chegamos lá no topo e temos como presente uma vista maravilhosa como esta:




3 comentários:

  1. Gostava de ter essa força de vontade para correr =)

    ResponderEliminar
  2. Estás imparável, 12 kms, ena! E a subir ainda por cima, mas tens razão, chegando lá acima vale mesmo a pena a vista e as sensações com a corrida...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar