segunda-feira, 30 de março de 2015

O trail

Pois, o trail.
Estava ansiosa e quase não dormi. 
Estava cheia de vontade de começar mas estava tanta gente, muitas equipas, gente com mais vontade que eu, gente que só tem pele e osso, gente com bastantes mais gorduras que as minhas. Não interessa, o que interessa mesmo é a festa, é a diversão, é a experiência porque nunca na minha vida tinha participado numa prova desportiva nem nunca tal coisa alguma vez me passou pela cabeça.
Saímos em correria mas como não corro tanto como os outros, ao chegar à primeira subida no monte já ia tudo a caminhar e em fila indiana por isso, mesmo que quisesse correr mais um bocado não dava. Bom, pelo menos percebi que não era a única a abafar nas subidas e a parar quando vê uma subida acentuada. Os aproximadamente 200 que iam comigo partilhavam do mesmo estado física e falta de preparação. 
A partir daqui foi quase sempre a subir, deu para correr uns 2 minutos de meia em meia hora. De resto era muitas subidas, muitas pedras, pedregulhos, muitas raízes, tudo aquilo que eu já sabia mas que contava que entre as subidas houvesse mais rectas, mas não. Houve uma altura que até de gatas tive de subir. É trail!
As descidas também não eram melhores, bem tentava correr mas havia muita pedra solta e estava sempre a escorregar. Numa das descidas tivemos que fazer um cordão humano para nos ajudar-mos uns aos outros a descer.
De novo subir, subir, subir. Eu só olhava para o gráfico do post anterior, que vinha impresso no dorsal e só pensava que a última subida já tinha passado, afinal já tinha subido e descido mais vezes do que as que aparecia no gráfico mas o marido dizia que não, o pior ainda estava para vir. E o pior é que ele tinha razão! Voltamos a subir, e esta subida deu cabo dos meus músculos todos. Chegamos ao topo e finalmente começamos a descer, mas era só escadas e mais escadas, depois lá chegamos a uma altura em era só correr uns 5kms até à meta...isto se eu tivesse pernas para isso porque estava toda dorida e já só mancava de um lado, mancava de outro. Mas corri, corri o mais que pude.
Volta e meia ouvia-se o pessoal a gritar no monte porque se faz muito silêncio. Já nestes últimos 5kms entramos numa quinta e ouvi gritar mas pensei que fosse o pessoal no monte. De repente vejo um Senhor estendido num degrau ao pé de uma fonte. Paramos e perguntamos se estava bem. Estava com cãibras e cada vez que se lhe tocava na perna ele gritava. Fez-me muita pena. Nunca tinha visto ninguém com cãibras embora o marido tenho dito que em provas de BTT já teve nas duas pernas ao mesmo tempo. Mas eu não vi. Vi aquele Senhor e fiquei com muita pena dele, faltavam 5kms para a meta, era a parte melhor e ele ficou ali pelo caminho. Tentamos ajudar o mais que pudemos mas ele estava desanimado e pediu para o deixarmos.
Voltei a correr o mais que pude que não era muito mas corri até à meta. 
Nem vou falar da minha classificação porque embora nem tenha tido o prazer de conhecer o "homem-vassoura", a minha classificação conta-se melhor de último para primeiro do que o contrário. Mas cheguei ao fim e era esse o meu objectivo. Ainda trouxemos os prémios de "finisher", que incluiu uma garrafa de vinho, umas meias e outra coisa que eu tenho de descobrir para que serve!

Diverti-me imenso, o percurso foi espectacular. Eu já conhecia aquele monte, já fui lá muitas vezes de carro. Mas a partir de agora vou olhar para ele com outros olhos! Tivemos 2 abastecimentos pelo caminho e mais um no fim mas como sempre eu não tinha muita fome. Comi marmelada, bolas de berlim e coisas nojentas, cheias de açúcar, que eu detesto mas que precisava. Ficava-me no presunto e nas batatas fritas que tinha no 2º. abastecimento mas eu já estava tão cansada, já nem contava com aquele e já só queria chegar ao fim. 

O balanço foi positivo: não caí, não tive cãibras, cheguei viva e feliz!

Apesar de ter sido muito difícil e andar cheia de dores no corpo todo que mal me posso mexer, já decidi: acabaram-se as corridas na estrada. A hora mudou e agora as corridas vão ser só no monte. Vou treinar as subidas e as descidas e já não quero outra coisa. Venha o próximo que eu já me vou preparar para ele.

5 comentários:

  1. Que bom que correu tudo bem e gostaste do desafio =)

    ResponderEliminar
  2. Muito bom! Muitos parabéns :-) Correu tudo bem, agora é continuar a treinar e a participares em mais provas.
    Quando o ambiente também é divertido, ajuda, e tendo sido finisher dum primeiro trail, é mesmo caso para dizer que estás no ótimo caminho!
    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!!!! E com um bom ambiente tudo é fantástico. Que venham mais! :)

    ResponderEliminar