sexta-feira, 22 de maio de 2015

Fobia

Gosto muito do monte, de andar no monte. Desde pequena que ia com a minha avó embora naquele tempo se visse o monte como um espaço sombrio onde deveríamos passar o mínimo de tempo possível. Desde há uns anos que faço caminhadas no monte, agora juntou-se o BTT e a corrida. E era tudo muito bom, não fossem aqueles bichos rastejantes que eu tenho fobia: as cobras.

Já vi muitas, mortas. Ainda ontem vi uma enorme na estrada.
Já vi muitas na televisão com lugar a sessões de gritaria, encolhimento no sofá, agarração à almofada e a esconder um dos olhos, quando não até os dois.

Cobras vivas acho que vi 3. A primeira, andava eu na escola primária e já tinha medo de cobras. Herdei este medo horrível da minha avó. Ia para a escola e vejo uma a sair de um buraco de um muro perto de casa. Corri de volta a casa e foi uma vizinha que me levou à escola. Ainda hoje quando lá passo olho para o buraco "à procura" da cobra.

A segunda vi-a a atravessar a estrada. Não fiz muito alarido porque ia muita gente comigo, ela seguiu o caminho dela, nós seguimos o nosso.

A terceira foi o meu colega que a apanhou no estaleiro e trouxe-a para cá metida numa garrafa de plástico. Meteu-a no escritório dele do armazém e quando eu soube comecei aos gritos e aos pinchos e ainda não a tinha visto! Resolvi, a medo, ir conhecer a nova amiga. Quando ele me mostra a garrafa ela vira-se para mim de boca aberta pronta para me atacar! Ainda bem que estava dentro de uma garrafa! Mandei um berro e corri desde o armazém até ao escritório. Que horror! Esses dias foram um tormento para mim. Eu tinha medo que o colega soltasse a cobra de propósito só para me ver berrar, eu tinha medo que ela se soltasse de dentro da garrafa e andasse por aí a passear, eu andava sempre a espreitar por baixo da secretária... E cada vez que a porta cá do escritório se abre de forma automática e não entra ninguém, vou a correr espreitar e vasculhar se não foi uma cobra que entrou. É horrível!

Quando vou correr ou caminhar para o monte, é inconsciente, mas vou cheia de medo e tenho de vigiar o meu caminho. Enquanto corro olho para todos os cantos a ver se não há cobras. Eu sei que elas fogem de nós, que também elas têm medo de nós por isso fogem, mas é inconsciente, digam o que disserem eu tenho fobia. Estou sempre a pensar que pode cair uma de um pinheiro em cima de mim (eu sei que isso não acontece), eu olho para cima dos muros porque pode estar lá uma e ao ser incomodada com o meu barulho atacar-me, eu olho para as pedras, para as raízes, eu olho para todo o lado porque não consigo, é mais forte que eu. Já confundi um pedaço de mangueira riscada com uma cobra e mandei um berro. A mangueira continua no mesmo sitio e cada vez que passo lá desvio-me e olho para ter a certeza que é mesmo uma mangueira. Faço mil e uma coisas para distrair o meu pensamento mas por vezes até as raízes têm formato de cobra, ok...chega, chega, fico por aqui!

7 comentários:

  1. Eu também tenho muito medo, mas sou mais descontraída:)! Ah, e também gosto muito de caminhar pelos montes, mas só o faço quando vou onde os há já que vivo junto ao mar.
    Bom fim-de-semana, de preferência sem encontros desagradáveis

    ResponderEliminar
  2. Ok, não devias ter lido o meu post. Agora vai ser pior.

    ResponderEliminar
  3. Cobras!!!! Só de ler fiquei com "pele de galinha" ... morro de medo!

    ResponderEliminar
  4. Blhac! Bicho rastejante e nojento! Longe! :))

    ResponderEliminar
  5. Que horror, também detesto cobras... E também vejo sempre várias, quase todas mortas. As pequenas "ainda vá" mas quando têm mais volume, fujo a sete pés a pedalar mais depressa, lol!
    Imagina eu que vim da cidade :P
    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive uma boa relação com cobras ahahah

    ResponderEliminar