segunda-feira, 11 de maio de 2015

O medo estraga tudo

O marido já me tinha dito que me ia "apresentar" ao grupo de BTT dele. Não contava que fosse tão cedo porque ele andava a tratar e a descansar o joelho mas como já estava farto de estar parado resolveu quebrar o jejum. Então sábado fui comprar as sapatilhas de encaixe (as do post abaixo) para experimentar no domingo. Os punhos (do post abaixo) comprei-os na net e chegaram na sexta, andava doida para andar com a bicicleta!

Ele sabia que eu andava com sede de esforço físico, aquele em que chego a casa sem me poder mexer! Os primeiros 25km correram bem. Percebi logo que as corridas me estavam a fazer falta porque a minha respiração já não estava como da última vez. Mas fui testando as sapatilhas, conseguia encaixar e desencaixar bem, embora tivesse sempre muito medo de cair. Apesar da lama que encontramos, apesar de ter de andar com a bicicleta às costas e de resmungar porque a bicicleta é maior que eu (!), apesar de as silvas me terem arranhado e andar cheia de sangue, apesar de ser uma aselha e ao sair da bicicleta bater contra o pedal e ficar toda dorida, apesar de tudo isto eu andava bem, super contente. Mas aos 25km os colegas tiveram de ir embora e seguimos sozinhos. Os trilhos começaram a ser cada vez mais difíceis, o que me obrigou a andar com a bicicleta à mão porque não queria cair pela ribanceira abaixo e ir ter ao rio. Eram trilhos muito técnicos, era a primeira vez que usava as sapatilhas e eu já estava muito cansada. De cansada começo a ficar aborrecida e fico chata, birrenta, etc. E para comemorar a primeira vez com as sapatilhas tinha que cair, claro! Bati numa pedra e caí para o lado. A partir dali não era só o cansaço, era o medo também. Cada vez que via uma subida já chorava, porque não tinha forças para subir e tinha medo de não a vencer e cair. Se visse umas pedrinhas no caminho o medo voltava. Até que não dava mais para continuar pelo monte, eu não estava em condições e viemos ter à estrada. Fizemos mais 15km por estrada, incluímos no percurso a ciclovia cá da cidade que eu ainda não tinha experimentado e voltamos. A última subida para casa foi de extremo esforço para mim. Eu já não pensava, eu só me apetecia atirar para o chão com tantas dores que tinha. Chegamos a casa com 41km e depois de um banho já me tinha esquecido do que tinha passado. Mas se me perguntarem se quero ir outra vez, eu digo que sim, mas com calma porque só de pensar já tenho medo de cair.
O balanço apesar de tudo é positivo. Não me doeram os joelhos, não me doeu a lombar e só isso já vale tudo. Agora é uma questão de tempo até me habituar às sapatilhas e perder o medo.

5 comentários:

  1. Vá, confiança! Podemos cair, mas também podemos e devemos levantar e continuar a insistir ... e com o tempo e a prática o receio passa.

    ResponderEliminar
  2. Na próxima de certeza que tudo irá correr bem!

    ResponderEliminar
  3. Como te compreendo, mas é mesmo o que dizes, depois dum banho parece que tudo se esquece...
    Toca a treinar com os sapatos e ir sempre tentando fazer mais...
    ;-)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Medo??? Eu só vejo coragem por já estares a pedalar de encaixes. O resto passa.

    ResponderEliminar
  5. Para a primeira vez com encaixes não foi nada mal e olha, eu cheguei a cair bastantes vezes quando me iniciei com os encaixes, depois aprendi uma técnica, põe-se um pouco de óleo nos encaixes dos sapatos e eles saem muito facilmente e ganhamos confiança. Experimenta :)

    ResponderEliminar