sexta-feira, 15 de maio de 2015

O stress das provas nacionais

Ontem tive reunião na escola do mais novo por causa das provas nacionais do 4º. ano da próxima semana.
Falávamos do 4º. ano mas mais parecia que falávamos da entrada na universidade. Crianças com 9/10 anos ainda em idade para brincar com bonecas e carrinhos e têm agora de cumprir um monte de regras numa prova que vai decidir se eles passam ou não de ano. Se as regras não forem cumpridas (por exemplo, não podem ter os cálculos a lápis, têm de cumprir o tempo de exame mesmo que já tenham acabado, quietos e calados, etc) a prova pode ser anulada.
Não sou a favor desta prova. Dizem que é para eles se sentirem preparados para as provas que vão tendo ao longo da vida escolar, para irem preparando a forma de lidar com estas situações, etc. Eu acho que só os põe mais stressados mais cedo, porque as coisas acontecem a seu tempo e tudo tem um tempo para acontecer, não precisamos de antecipar o sofrimento principalmente falando de crianças. Qualquer dia começam a fazer provas no infantário para não terem stress na escola primária....
São crianças tão pequenas, que deveriam dormir descansadas, brincar descansadas, correr, jogar à bola e não andarem meses de stress a fazer provas e mais provas de preparação para as ditas provas, stressados, cansados...eles e nós. Ainda esta noite sonhei com as provas. Porque o meu filho é um aluno mediano e anda muito stressado com tudo isto, e quanto mais o tempo se aproxima mais ansioso fica e qualquer deslize, qualquer bloqueio, ele fica. 
E se reprovar? Se reprovar, tenho 2 dias para pagar 5€ para o inscrever para a 2ª. fase, que é só em Julho e cuja prova será oral e escrita valendo 50% cada e a nota do professor não conta. Valerá a pena sujeitar a criança mais um mês a tanto stress? 
Se o meu reprovar (tenho de colocar esta hipótese), provavelmente vai gozar as férias na paz e no sossego dele, a brincar como ele gosta de brincar e para o ano ficará retido no 4º. ano e ficará mais preparado para dar esse salto. Paciência.

3 comentários:

  1. Também acho que não era necessário tanto peso em cima das crianças! Mas também acho que se os alunos acompanharem bem a escola conseguem facilmente passar nas provas, eles são mais desenrascados do que o que os adultos pensam =)

    ResponderEliminar
  2. vai correr bem. boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Acho isto um peso enorme! Só vou passar por isso para o ano mas já só penso nisso...
    :O

    ResponderEliminar