quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Pessoa calma, eu?

Tinha hora marcada na Segurança Social e mesmo sendo onde é não gosto de chegar atrasada. Ia a sair, já em cima da hora quando o colega me pede boleia para o mecânico que fica no caminho. Íamos a meio do caminho e ele diz "espera, não sei se trouxe a chave" e eu saio-me com um "você não me enerve, eu estou atrasada e não volto para trás". Ele riu-se e disse-me "tu enervada, não! És a pessoa mais calma que conheço, contigo não há stress, quando estamos enervados dizes para nos acalmarmos, para respirar fundo e contar até dez que isso passa. Não, tu não, em ti não existe stress". Dei uma gargalhada e disse-lhe que se o meu marido ouvisse isso não diria que falariam da mesma pessoa.
Chego a casa e conto ao marido, ele ri-se e pergunta-me" isso é mesmo verdade?".

É. Felizmente ou infelizmente, é verdade. Não sei porquê mas no trabalho não me enervo, não fico stressada. Podem dizer que provavelmente o trabalho não me mata, desenganem-se. Tenho muito trabalho e nem mostro a minha secretária neste momento porque até a mim faz confusão. Faço muito serviço no exterior o que me atrasa bastante o trabalho de escritório. Mas não me enervo. Por vezes, o "maior" enerva-se e acho sempre que é desta que a casa vai abaixo, tamanho é o reboliço que vai lá por cima. Nem me interessa, passa-me ao lado. Por vezes o "maior" descarrega em cima de mim, mas eu faço de conta que não se passa nada, não é nada comigo. Se me grita aos ouvidos e precisa de uma resposta, eu respondo sempre na maior das calmas, o que faz com que passados 2 dias me venha pedir desculpas. Se precisam de determinado serviço para ontem, ele fica feito ontem. Sem stress. Ás vezes enervo-me, sim, mas lembro-me que uma vez correu muito mal e seguindo o meu próprio conselho, respiro fundo e conto até 10. Ninguém dá por nada. Nem eu me reconheço no trabalho.

Em casa é um pouco diferente. Vivo com três homens em casa, por isso estão a ver a dimensão do problema! Chamam por mim a toda a hora, minuto, segundo, se eu resmungo é porque sou uma chata, se eu não respondo amuam, enfim, são homens, sejam pequenos ou grandes, são homens!!
Passo a vida de um lado para o outro, e só ouço "ó mãe isto, ó mãe aquilo, ó mãe onde está isto e aquilo, ó mãe fazes-me isto e aquilo, ó Sol anda cá, ó Sol o que achas.........", chego a um ponto tão saturada, tão saturada que muitas vezes digo aos meus filhos "conheceis a palavra Pai? É que ele também sabe coisas....". Como é que uma pessoa não entra em stress, hein?
Mas apesar de todo o stress, é tão bom estar em casa! O que eu dava para estar em casa neste momento com todos a falar ao mesmo tempo e a chamar por mim vezes sem conta :)

Sem comentários:

Enviar um comentário